Estamos no meio de uma crise econômica mundial provocada pelo coronavírus – isso não é novidade para ninguém. De acordo com um artigo do site de notícias BBC Brasil, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta para anos de recessão. Infelizmente, os prejuízos trazidos pela pandemia do coronavírus atingiram em cheio o mercado de estacionamento.
E agora? O que esperar do futuro? É possível ser otimista quando todos os números econômicos e o cenário atual favorecem o desespero? Neste artigo, olharemos com serenidade e equilíbrio para a situação atual. Para isso, mostraremos como os estacionamentos podem sobreviver a essa fase. Acompanhe os próximos tópicos!
A situação dos estacionamentos na crise do coronavírus
O setor de estacionamentos é conectado diretamente com a movimentação de outras áreas empresariais. Sendo assim, o isolamento social que levou várias empresas a adotarem o home office, fechou as portas de vários estabelecimentos e impede a livre circulação de pessoas, fez com que as vagas antes disputadas ficassem vazias.
Atualmente, esse mercado sobrevive da gestão de mensalistas que trabalham em setores considerados essenciais, como supermercados, farmácias e hospitais, e precisam de um local seguro para guardar suas motos e carros. A saída de muitos empresários de estacionamentos tem sido a renegociação de alugueis, o adiamento do pagamento de impostos e o apoio de incentivos do governo.
Um olhar otimista para o futuro
Como toda fase econômica difícil vivida pela humanidade, a crise do coronavírus passará. Embora as previsões variem, recentemente, um artigo do site de notícias CNN Brasil apresentou uma estimativa feita pelo secretário de saúde do estado de São Paulo: José Henrique Germann. O período foi estendido até julho.
Se essa previsão está correta ou não, a pergunta que os empresários do setor de estacionamentos se fazem é: como manter-se motivado em meio a essa turbulência? A primeira dica é cuidar bem dos mensalistas que, como dito, são as fontes de renda que restaram.
O ideal é se aproximar desse público por meio das redes sociais com postagens que falem de assuntos que os interessam, mas também mostrem promoções e descontos que o estacionamento oferece. Alguns talvez pensem: Como posso oferecer vantagens em plena recessão? Lembre-se de que “mimos” simples dão excelentes resultados, como meia hora grátis nos dias que o mensalista mais usa a vaga.
Outra sugestão é procurar por novos clientes. Por exemplo, será que existe um estabelecimento comercial próximo que os funcionários ainda não fazem uso do estacionamento? Então, tente atraí-los! Uma rede social que ajudará a encontrar esses profissionais é o Linkedln que tem vários perfis pessoais que podem ser filtrados pelo nome de uma empresa.
Algo que favorecerá o otimismo, e os lucros também, é aproveitar esse período para estudar novas estratégias de negócios, como implantar um sistema de gestão para o estacionamento. Tire um tempo também para se capacitar por meio de cursos gratuitos de administração, gestão e relacionamento com o cliente.
Em breve, o setor de estacionamento poderá respirar aliviado e retomar as suas atividades normais. Até lá, o segredo é manter a cabeça no lugar, pensar em meios para levar o negócio adiante e se preparar para ser um profissional melhor após o fim da pandemia do coronavírus.
O que achou de nosso artigo? Entendeu como manter o estacionamento funcionando mesmo com os prejuízos vindos do coronavírus? Você tem contatos que precisam desse conteúdo? Então, compartilhe com eles nas suas redes sociais!