As notícias sobre o coronavírus (COVID-19) vão além dos impactos na saúde pública. Parece que a pandemia provocou uma “contaminação comunitária” na economia de vários países. De acordo com um artigo da BBC Brasil, o mundo entrará em uma recessão preocupante. Só o Brasil, segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sentirá um recuo de 4,4% no produto interno bruto (PIB) nesse ano.
É claro que o setor de estacionamentos já sente os impactos dessa turbulência. Afinal, boa parte dessa área é composta por pequenas e médias empresas que, normalmente, não possuem um grande capital em reserva. Mas como os estacionamentos podem sobreviver a essa fase? Acompanhe os próximos tópicos!
Como o estacionamento pode enfrentar o coronavírus?
Esse é o momento para o empresário usar a inteligência de negócios que significa pensar em estratégias que mantenham a empresa viva e sem grandes dívidas. Obviamente, a lucratividade não será a mesma de antes, mas o importante é manter um capital mínimo para as despesas recorrentes. Como fazer isso? Vamos as dicas!
Use a inteligência de negócios contra o coronavírus
Soltar a criatividade pode salvar o estacionamento. Com o pátio vazio, o empresário tem a oportunidade de pensar em maneiras diferentes de atrair capital para o negócio. Por exemplo, é possível adotar estratégias para atrair mais mensalistas pensando na fase pós quarentena.
Pense um pouco: quando as pessoas retornarem para o trabalho, muitas ainda estarão temorosas por causa do coronavírus. Sendo assim, existe a possibilidade de utilizarem seus carros particulares em vez do transporte público ou dos aplicativos de viagens. Nesse cenário, os estacionamentos receberão um aumento de demanda.
Para fisgar esse público, uma alternativa é a venda antecipada de vouchers com descontos que poderão ser usados quando a situação se normalizar. Essa é uma maneira de garantir também o retorno mais rápido dos clientes. O uso dos canais digitais do estacionamento, como as redes sociais, ajudará na divulgação desses serviços.
Outra sugestão é olhar no entorno do estacionamento para perceber se espaços, antes utilizados por empresas, estão disponíveis para ampliar ou migrar temporariamente o estacionamento.
Por exemplo, o pátio de uma loja que fechou. Se essa área for bem localizada, pode-se, desde já, fazer um acordo com o proprietário para assumir o local após a pandemia e expandir os negócios.
Reveja o pagamento de despesas
Com certeza, as contas e dívidas não ficarão no isolamento. Pelo contrário, elas baterão na porta do empresário com a mesma naturalidade de sempre. Porém, sem dinheiro entrando no caixa, será complicado pagar o aluguel, os impostos, salários e outras contas. Sendo assim, o melhor a fazer é renegociar ou cortar as despesas.
No caso do aluguel, o empresário pode propor ao proprietário uma redução nas mensalidades. Já as contas fixas, como água, luz e internet, podem ser eliminadas durante a fase em que o espaço estará fechado. Com respeito aos impostos e outros tributos, um artigo do site Uol Economia apresenta uma série de medidas adotadas pelo Governo Federal.
Entre elas está o adiamento na cobrança de tributos, a redução nos juros do crédito, a renegociação de dívidas e outras ajudas para as micro e pequenas empresas. Até mesmo os salários de funcionários podem ser reduzidos legalmente.
Procure a ajuda da categoria
Nesse momento de incertezas, o empresário pode unir forças com outros proprietários de estacionamento ou com o sindicato da categoria. Uma vantagem disso é propor medidas que ajudem na redução de gastos, como a diminuição da carga horária dos funcionários e a flexibilização do pagamento dos direitos trabalhistas.
Além disso, os encontros virtuais com os sindicalizados podem ser um espaço para compartilhar boas sugestões ou ideias sobre como manter os negócios. Talvez seja também um terreno fértil para a formação de parcerias.
Mantenha o contato com os clientes
Para não perder a proximidade com os clientes, é importante investir no marketing digital. Por meio dessa estratégia, o estacionamento produzirá conteúdos escritos ou visuais que sejam de interesse do seu público-alvo.
Por exemplo, como lidar com o isolamento domiciliar, medidas de prevenção para o COVID-19 e outros assuntos. É possível também fazer lives (transmissões ao vivo) com os contatos da rede social. Esses eventos são ideais para realizar as promoções citadas no tópico anterior.
Em breve, essa pandemia passará. Não sabemos ainda os reais impactos que terá no setor de estacionamento. No entanto, com as dicas que citamos neste artigo, conseguiremos reduzir os efeitos negativos do coronavírus.
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