Nossas vidas se transformaram de forma muito rápida desde que o mundo foi acometido pela pandemia do Covid-19. O meio empresarial também sentiu esse impacto. Diante das incertezas econômicas, os negócios precisaram cortar gastos e se reinventar para manter “as portas abertas”. Essa mudança fez surgir um comportamento coletivo que foi descrito por duas palavras: novo normal.

Neste artigo, explicaremos o que significa o novo normal. Falaremos  também sobre os efeitos que terá sobre o setor de estacionamentos. Acompanhe os próximos tópicos!

O que é o novo normal?

O termo novo normal não é novo. Ele já foi usado em fases da história que modificaram o rumo da humanidade, como a primeira guerra mundial. Agora, esse termo voltou a receber atenção e mais uma vez aponta para as principais tendências sociais que nasceram com a pandemia.

Uma delas é a democratização do digital e a hiperconectividade. Outro comportamento tem a ver com as relações profissionais que ficaram distantes em sentido físico com o modelo de trabalho remoto. Além disso, com mais pessoas em casa, os setores empresariais que dependem dos deslocamentos diários perceberam a necessidade de entrar no mundo virtual.

Como o novo normal impactará no setor de estacionamentos?

Qual será o novo normal no setor de estacionamentos? É claro que não podemos ser categóricos nas afirmações, pois, como dito, estamos em fase de mudança e adaptação. Porém, já podemos enxergar alguns indícios de como os estacionamentos prestarão serviços, além da maneira que os clientes se relacionarão com eles. A seguir, mostraremos algumas dessas tendências.

Uso de carros particulares

Sabemos que o trabalho em home office permanecerá para muitos profissionais, outros retornarão para os escritórios. Há ainda os que dividirão a sua jornada de trabalho entre a casa e a empresa. Não importa, em algum momento, o deslocamento será inevitável.

Algo que parece bem claro é que o uso de aplicativos de caronas compartilhadas e do transporte público, tendem a diminuir por causa do receio de contaminação. Sendo assim, assistiremos ao retorno do “velho normal”, ou seja, mais carros particulares na rua. Essa não é uma boa notícia para o meio ambiente e o trânsito urbano.

Por outro lado, os estacionamentos podem comemorar. Afinal, esse aumento de automóveis em circulação significará um fluxo maior de pessoas disputando por uma vaga para deixar o carro.

Divulgação virtual

Outra tendência evidente é o uso da internet para a divulgação dos serviços do estacionamento.  Seja por meio das redes sociais ou aplicativos, as empresas do setor tentarão garantir um cliente antes mesmo de sair de casa. Para isso, farão postagens com promoções, disponibilizarão a reserva antecipada de uma vaga e produzirão vídeos que mostram a segurança sanitária do local.

Medidas de proteção

Esse aspecto citado, a segurança sanitária, será um diferencial, pois os clientes terão a preocupação de saber quais medidas de proteção o estacionamento adota. Sendo assim, a forma de trabalhar precisará ser ajustada. Por exemplo, o distanciamento entre o cliente e o funcionário, o uso de tecnologias que otimizem os serviços para diminuir o tempo que o cliente fica no estacionamento etc.

Enfim, a pandemia trouxe mudanças. Entretanto, o futuro dos estacionamentos não será sombrio como alguns empresários do setor imaginavam – isso é um alívio. Sendo assim, o melhor a fazer é se adaptar e começar a montar estratégias para o novo normal.

O que achou de nosso artigo? Entendeu o que é o novo normal e como impacta no setor de estacionamentos? Não perca nenhum conteúdo publicado em nosso blog. Assine nossa newsletter!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Obtenha dicas de gestão de estacionamentos

Receba dicas de mobilidade e gestão de estacionamentos