O ISS dos estacionamentos é um dos tributos mais importantes para a atividade. Esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Quem pretende empreender no ramo de estacionamentos, sabe que existem algumas questões burocráticas que devem ser avaliadas antes. Uma delas está relacionada aos tributos do setor. Hoje iremos abordar um dos mais importantes, o ISS dos estacionamentos.
O que é o ISS?
A sigla ISS significa Imposto Sobre Serviços. Um dos impostos mais importantes para o setor de serviços. O pagamento do ISS é mensal e deverá ser realizado por empresas e profissionais liberais que oferecem os serviços estipulados na Lei 116/2003.
O ISS é um imposto municipal, ou seja, cada cidade tem suas regras e um valor percentual de arrecadação definidos. Por isso, é importante consultar a legislação municipal para entender as especificações da sua cidade, em relação a esse tributo. O que há de comum é que o valor do ISS é sempre proporcional ao valor da prestação do serviço.
No caso de inadimplência, o município estipula um valor de multa e juros. Além disso, o município pode estabelecer outras penalidades para os casos de inadimplência. Portanto, fique atento às leis do seu município!
ISS dos estacionamentos
O ISS dos estacionamentos está relacionado à atividade dos estacionamentos pagos. Ele não é válido para serviços de valet, aquele serviço de manobrista oferecidos em hotéis e restaurantes. O ISS também não é cobrado de estacionamentos de instituições religiosas, de instituições assistenciais ou ainda para estacionamentos públicos não taxados.
Uma observação importante referente ao assunto é que caso uma empresa comece a gerenciar esses espaços isentos de ISS e cobre pelo serviço de estacionamento ou guarda de veículos, o tributo começa a ser cobrado da empresa prestadora do serviço.
Uma facilidade do setor é que o valor do ISS dos estacionamentos pode ser calculado automaticamente durante o preenchimento das notas fiscais eletrônicas. Assim, fica mais garantido pagar os valores corretos e evitar problemas de fins burocráticos.
Planejamento fiscal e orçamentário
Antes de abrir o estacionamento, é importante que o empresário tenha claramente qual será o impacto de todos os tributos em seu negócio. Esse conhecimento é fundamental para definir os preços dos serviços, os custos fixos da empresa e entender qual margem de lucro que o estacionamento poderá render. Esse detalhe é um passo importante para confirmar a viabilidade do negócio.
Essa definição pode ser realizada com a ajuda de dois especialistas: um advogado especialista na área tributária ou um contador. Lembrando que no Brasil há impostos relacionados ao tipo de atividade, ao tamanho da empresa, à contratação de funcionários, etc. Algumas dessas taxas podem ser flutuáveis, exigindo mais atenção do empresário e de sua equipe.
Uma maneira de facilitar o acesso a esse tipo de informação é contratando um software de gestão de estacionamentos. Mesmo com profissionais contratados para te ajudar nessa tarefa, um software de gestão é imprescindível para dar clareza dos dados e organização na gestão.
Com tecnologia, fica muito mais fácil controlar atividades como emissão de nota fiscal, valores de impostos e volume de atendimento.
Gostou de saber mais sobre os tributos relacionados aos estacionamentos? Continue acompanhando nosso blog e confira outras dicas sobre o tema!
E se precisar tirar dúvidas sobre automatização ou até mesmo burocratização de estacionamentos fale com um de nossos consultores.