No livro “Os incansáveis”, o autor Maurício Benvenutti diz a seguinte frase: “Você não é uma ilha e precisará de muita gente para erguer os seus sonhos”. Esse pensamento demonstra a realidade do mundo empresarial. Embora as empresas sejam concorrentes, é necessária a formação de parcerias estratégicas entre elas.

Mas o que são essas parcerias estratégicas? Como o estacionamento pode “dar as mãos” aos parceiros certos? Que vantagens há nisso? Neste artigo, responderemos essas perguntas. Acompanhe os próximos tópicos!

O que são parcerias estratégicas?

Quando duas empresas se unem para cooperarem entre si e receberem benefícios mútuos, surge uma parceria estratégica. Para que seja uma relação bem-sucedida, é preciso que haja uma conexão entre os negócios, como atuarem na mesma área ou oferecerem produtos e serviços que se complementam.

Um exemplo atual de parceria estratégica acontece entre grandes empresas e startups. Essas organizações investem dinheiro nas startups que, por sua vez, desenvolvem soluções tecnológicas para elas. Dessa forma, as grandes instituições continuam inovadoras e competitivas.

Quais são os benefícios dessa prática?

As parcerias estratégicas também são conhecidas como o conceito “ganha-ganha”, ou seja, ambos os lados dessa relação comercial “colhem os seus louros”. Mas que benefícios são esses? Um deles é a otimização de processos.

Por exemplo, imagine um estacionamento que tem dificuldades com a gestão interna. Para resolver isso, o proprietário firma uma parceria com uma empresa de software para gestão de estacionamento. A proposta é que o dono do estacionamento receba um desconto no software desde que o divulgue para outros empresários do setor.

Enquanto o estacionamento aproveita o recurso tecnológico para melhorar a administração interna, a empresa de software expande a sua visibilidade perante o público-alvo.

Podemos apontar ainda uma segunda vantagem das parcerias estratégicas: a soma de competências. Digamos que um estacionamento se localize próximo a uma loja que tem um grande movimento de clientes.

Um acordo interessante seria oferecer descontos para os clientes em troca da divulgação do estacionamento na loja. Notou quais são as competências de cada parceiro? A loja tem os clientes, já o estacionamento tem o espaço para que os consumidores estacionem os carros e passem mais tempo comprando com tranquilidade.

Como encontrar os melhores parceiros para o estacionamento?

Antes de propor uma parceria, o gestor do estacionamento deve ter bem em mente alguns entendimentos. O primeiro envolve identificar necessidades que a empresa tem e que podem ser supridas com um parceiro. Desse modo, essa união terá coerência e muitas vantagens para o negócio, além de atrair a parceria certa.

Um segundo detalhe é entender claramente o que a empresa tem a oferecer para o parceiro. Dessa forma, fica mais fácil identificar algum negócio que poderia se beneficiar com esses préstimos. Para encontrar bons parceiros, uma estratégia é estabelecer conexões virtuais e físicas (networking) com outros empresários.

Por meio dessas interações, é possível até encontrar parceiros que disponibilizam recursos interessantes para o estacionamento que o gestor nem se dava conta que existiam. Ademais, um bom contato pode levar a outros ainda melhores.

Enfim, os seres humanos não foram feitos para viverem sozinhos, mas em comunidades. Por isso, quando estamos rodeados de pessoas interessantes, conseguimos ir mais longe na vida profissional e pessoal. Seguindo essa regra no estacionamento, os resultados serão grandiosos.

O que achou de nosso artigo? Entendeu a importância das parcerias estratégicas? Aproveite para conhecer um outro conceito eficiente para o estacionamento: o benchmarking!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Obtenha dicas de gestão de estacionamentos

Receba dicas de mobilidade e gestão de estacionamentos