No artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives”, o executivo George T. Doran, apresentou ao mundo uma metodologia muito eficiente: a meta SMART. A partir de então, esse método tem ajudado muitas empresas no mundo a traçarem bons objetivos e alcançarem resultados expressivos.
Mas o que é a meta SMART? Quais são os seus benefícios para uma empresa? Como aplicá-la em um negócio da área de estacionamento? Descubra nos próximos tópicos!
O que é meta SMART?
A metodologia SMART é um modo eficiente de criar metas. Esse termo é um acrônimo, ou seja, formado a partir da letra inicial de cada um dos atributos na língua inglesa. Por exemplo:
- Specific (específico);
- Measurable (mensurável);
- Attainable (atingível);
- Relevant (relevante);
- Time based (temporal).
Podemos dizer que a meta SMART é como um checklist para a análise de um objetivo. Dessa forma, é possível saber se possui os requisitos para atingir o resultado esperado. Essa metodologia é também muito adaptável, pois pode ser utilizada tanto por pequenas quanto por grandes empresas.
Quais são os benefícios dessa metodologia?
Existem inúmeras vantagens em adotar a meta SMART no estacionamento. Uma delas é a melhoria na organização dos processos internos. Afinal, quando os objetivos do negócio são específicos e pautados em prazos, o gestor e os funcionários sabem o que fazer e em qual direção devem ir. Dessa forma, fica mais fácil executar tarefas.
Outro benefício é o aumento da produtividade e do engajamento. Isso acontece por que uma meta SMART estimula a motivação dos que trabalham na empresa. Uma vez que, a equipe entende que o objetivo apresentado vale o esforço feito e levará a um resultado palpável.
Por fim, a metodologia SMART ajuda o estacionamento a implantar um conceito importante no mundo empresarial: a meritocracia. Visto que é possível entender se uma meta foi atingida pelo time, o gestor pode recompensar os envolvidos – uma prática que eleva a satisfação dos funcionários.
Como aplicá-la no estacionamento?
Para implantar a meta SMART no estacionamento, é necessário seguir à risca cada um dos atributos. Uma maneira de conseguir isso é fazendo perguntas em cada uma das etapas que compõem o objetivo.
Por exemplo, para ser específica, a meta deve responder aos questionamentos:
- O que a empresa quer alcançar com essa meta?
- Quem será o responsável por ela?
- Como será conquistada?
Para ser mensurável, o objetivo responderá a questões como:
- Qual é o resultado esperado?
- Quanto tempo será preciso para alcançar a meta?
As perguntas para verificar se a meta é atingível são:
- Verificando o histórico da empresa, é possível atingir essa meta?
- O que os funcionários acham sobre ela?
Para entender se o objetivo é relevante, os questionamentos a serem feitos são:
- Qual será o impacto no faturamento do estacionamento?
- Como melhorará o relacionamento com os clientes?
Por fim, um objetivo temporal responde positivamente as perguntas:
- Qual é o prazo ideal para a entrega da tarefa?
- O prazo é realista?
Essas respostas devem fazer parte de um relatório que será a base para a construção e o monitoramento das metas. Com o tempo, a prática SMART começará a fazer parte da identidade do estacionamento. A consequência disso será a excelência nos serviços prestados.
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