Dizem que a grama do vizinho é sempre mais verde. Será mesmo? Bem, isso pode ser uma realidade durante um tempo, pois com um pouco de trabalho e dedicação, a nossa grama pode ficar com um verde tão bonito ou melhor que a do vizinho. Essa analogia que demonstra a prática tão comum de comparar-se com outros, se aplica também no mundo dos negócios por meio do benchmarking.

Já ouviu falar desse conceito? Sabe como aplicá-lo no seu estacionamento? Neste artigo, abordamos esses questionamentos. Acompanhe os tópicos seguintes!

O que é benchmarking?

Traduzindo para o português, a palavra benchmarking significa: ponto de referência. Entre as empresas, esse conceito atua como um monitoramento de mercado. O objetivo é pesquisar boas práticas realizadas pelos negócios do mesmo setor empresarial para adaptá-las a realidade da empresa.

Além disso, o benchmarking ajuda no entendimento de como o desempenho de um produto, processo ou serviço da empresa está em relação a concorrência. Os tipos de benchmarking que existem são:

  • Competitivo – medição de resultados em relação a outra empresa;
  • Genérico – busca por detalhes em produtos e serviços externos que podem ser aplicados no negócio;
  • Funcional – procura por processos-padrão para a empresa;
  • Interno – análise de desempenho entre setores e colaboradores;
  • Cooperativo – troca de experiências entre empresas.

Qual é a importância desse conceito?

Como vimos no início do artigo, a comparação é uma prática natural do ser humano e muitas vezes nos ajuda a crescer pessoalmente e profissionalmente. O mesmo acontece na área de estacionamentos. Afinal, analisar as práticas eficientes de outras empresas, pode ser a chave para o sucesso do negócio.

Entre as vantagens do benchmarking, podemos citar:

  • Identificar tendências;
  • Atualizar-se;
  • Desenvolver novas estratégias para o estacionamento;
  • Implantar soluções inovadoras.

Longe de ser uma prática amadora, o benchmarking faz parte da política de grandes empresas. Há também um prêmio anual – o Benchmarking Brasil – dedicado as marcas que são dignas de serem analisadas e tomadas como exemplo em excelência.

Como aplicar o benchmarking no estacionamento?

É possível adotar o benchmarking nos estacionamentos. Para isso, é importante seguir os seguintes passos:

  • Selecionar os concorrentes – envolve identificar até três estacionamentos que a empresa gostaria de monitorar;
  • Estabelecer os indicadores de monitoramento – significa elencar as áreas específicas a serem analisadas, como: atendimento, promoções ou ferramentas digitais;
  • Coletar dados – para obter informações, talvez seja preciso entrevistar o concorrente ou simplesmente utilizar as dependências do estacionamento como se fosse um cliente;
  • Comparar as práticas – depois de coletar os dados dos concorrentes, é hora de juntá-los e fazer comparações com os processos da empresa;
  • Fazer relatórios – esse documento visa catalogar as conclusões, melhorias a serem feitas e prazos para a implantação das novas práticas.

Na prática, fazer benchmarking no estacionamento envolve ter humildade para entender que os outros podem ser melhores em algum processo. Além disso, é necessário ter criatividade para implantar práticas externas nos moldes do negócio. Por fim, o empresário precisa de espírito inovador para querer atualizar-se com as tendências da área.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como o benchmarking pode ser usado no estacionamento? Aproveite para compartilhar esse artigo nas redes sociais. Seus contatos vão gostar dessa informação!

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