Dizem que a grama do vizinho é sempre mais verde. Será mesmo? Bem, isso pode ser uma realidade durante um tempo, pois com um pouco de trabalho e dedicação, a nossa grama pode ficar com um verde tão bonito ou melhor que a do vizinho. Essa analogia que demonstra a prática tão comum de comparar-se com outros, se aplica também no mundo dos negócios por meio do benchmarking.
Já ouviu falar desse conceito? Sabe como aplicá-lo no seu estacionamento? Neste artigo, abordamos esses questionamentos. Acompanhe os tópicos seguintes!
O que é benchmarking?
Traduzindo para o português, a palavra benchmarking significa: ponto de referência. Entre as empresas, esse conceito atua como um monitoramento de mercado. O objetivo é pesquisar boas práticas realizadas pelos negócios do mesmo setor empresarial para adaptá-las a realidade da empresa.
Além disso, o benchmarking ajuda no entendimento de como o desempenho de um produto, processo ou serviço da empresa está em relação a concorrência. Os tipos de benchmarking que existem são:
- Competitivo – medição de resultados em relação a outra empresa;
- Genérico – busca por detalhes em produtos e serviços externos que podem ser aplicados no negócio;
- Funcional – procura por processos-padrão para a empresa;
- Interno – análise de desempenho entre setores e colaboradores;
- Cooperativo – troca de experiências entre empresas.
Qual é a importância desse conceito?
Como vimos no início do artigo, a comparação é uma prática natural do ser humano e muitas vezes nos ajuda a crescer pessoalmente e profissionalmente. O mesmo acontece na área de estacionamentos. Afinal, analisar as práticas eficientes de outras empresas, pode ser a chave para o sucesso do negócio.
Entre as vantagens do benchmarking, podemos citar:
- Identificar tendências;
- Atualizar-se;
- Desenvolver novas estratégias para o estacionamento;
- Implantar soluções inovadoras.
Longe de ser uma prática amadora, o benchmarking faz parte da política de grandes empresas. Há também um prêmio anual – o Benchmarking Brasil – dedicado as marcas que são dignas de serem analisadas e tomadas como exemplo em excelência.
Como aplicar o benchmarking no estacionamento?
É possível adotar o benchmarking nos estacionamentos. Para isso, é importante seguir os seguintes passos:
- Selecionar os concorrentes – envolve identificar até três estacionamentos que a empresa gostaria de monitorar;
- Estabelecer os indicadores de monitoramento – significa elencar as áreas específicas a serem analisadas, como: atendimento, promoções ou ferramentas digitais;
- Coletar dados – para obter informações, talvez seja preciso entrevistar o concorrente ou simplesmente utilizar as dependências do estacionamento como se fosse um cliente;
- Comparar as práticas – depois de coletar os dados dos concorrentes, é hora de juntá-los e fazer comparações com os processos da empresa;
- Fazer relatórios – esse documento visa catalogar as conclusões, melhorias a serem feitas e prazos para a implantação das novas práticas.
Na prática, fazer benchmarking no estacionamento envolve ter humildade para entender que os outros podem ser melhores em algum processo. Além disso, é necessário ter criatividade para implantar práticas externas nos moldes do negócio. Por fim, o empresário precisa de espírito inovador para querer atualizar-se com as tendências da área.
O que achou de nosso artigo? Entendeu como o benchmarking pode ser usado no estacionamento? Aproveite para compartilhar esse artigo nas redes sociais. Seus contatos vão gostar dessa informação!