O lucro é a mola mestre de qualquer negócio. Por isso, é importante que os gestores estejam atentos quanto a eficácia das estratégias comerciais adotadas. Como exemplo, existe uma dúvida comum sobre qual é a modalidade mais lucrativa para estacionamentos: horista ou mensalista?

Neste artigo, decidimos destrinchar essas duas modalidades. Sendo assim, será possível entender qual delas mais favorece os rendimentos. Acompanhe os próximos tópicos!

Como funcionam as modalidades horista e mensalista?

A categoria horista engloba usuários que utilizam o estacionamento por uma ou mais horas em um mesmo dia. Por outro lado, o mensalista é o cliente que paga prestações mensais com a locação de uma vaga. Dessa forma, o espaço pode ser acessado no dia, hora e pelo período de tempo que o cliente desejar.

Enquanto a modalidade horista gera uma quantidade maior de usuários de uma mesma vaga, a mensalista promove a fidelização de clientes. Além disso, o pagamento de prestações ajuda o negócio a ter um lucro fixo. Em contrapartida, quanto mais pessoas horistas usando uma vaga, menor será o tempo em que o espaço ficará inutilizado.

Qual é a modalidade mais lucrativa para estacionamentos?

Horista

No quesito financeiro, os usuários horistas são os que geram mais receita para o estacionamento. É fácil descobrir o motivo disso. Normalmente, os estacionamentos cobram um valor mais alto nos primeiros 60 minutos e acrescentam um preço adicional por hora excedida.

Por exemplo, se o estacionamento cobra 10 reais a primeira hora e 5 reais por período de 60 minutos excedido, em três horas ganhará 20 reais. Imagine que o negócio fique aberto de 7:00 às 19:00 e uma vaga tenha sido utilizada por 4 usuários durante esse expediente. No fim do dia, essa vaga gerou 80 reais, em um mês, 2.400 reais.

Mensalista

A média do preço cobrado por hora de um mensalista costuma ser mais baixa. Por isso, nessa mesma vaga alugada para um cliente, o estacionamento nunca poderia cobrar 2.400 reais de mensalidade. Pois, a média nacional é bem abaixo desse valor, algo em torno de 500 reais.

Fica claro então, que os estacionamentos localizados em grandes centros saem ganhando com a modalidade horista. Em contrapartida, os negócios endereçados em locais menos movimentados e, portanto, com um volume menor de clientes, podem preferir os mensalistas, pois significam renda certa e fidelização.

O ideal é utilizar as duas modalidades. Afinal, não importa se o estacionamento está em um centro movimentado ou em uma rua secundária, haverá períodos do ano em que a procura por vagas pode cair. Se isso ocorrer, os mensalistas garantirão a renda para o negócio continuar a funcionar.

Além disso, ter alguns clientes fixos é extremamente importante para a divulgação do estacionamento. Uma vez que, poderão indicar usuários horistas ou mensalistas. Alguns programas de fidelização podem ser incluídos nas duas modalidades. Dessa forma, o negócio otimiza ainda mais os seus lucros.

Para uma boa gestão, nada melhor do que um bom sistema para estacionamento. Sendo assim, é possível administrar a ocupação das vagas e a geração de receitas de cada uma delas. Com isso, a modalidade mais lucrativa para estacionamentos será ditada por relatórios precisos e eficientes.

O que achou de nosso artigo? Entendeu a modalidade mais lucrativa para estacionamentos? Quer conhecer um sistema para estacionamento prático e funcional? Entre em contato com o MCPark!

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