A importância de um bom planejamento de marketing para estacionamentos já foi muito citado em nosso blog, pois é através dele que as empresas realizam um trabalho eficiente, com estratégias que são essenciais para atrair e reter cada vez mais clientes.
Quando se trata de estratégias de marketing para estacionamentos muitas dúvidas surgem, até mesmo por se tratar de um setor competitivo com estabelecimentos de grandes e pequenos portes, e que são acostumados a realizar uma comunicação tradicional com poucas inovações e riscos de orçamento. No entanto, mesmo que as formas tradicionais e rotineiras de divulgação nesse setor sejam satisfatórias, em tempo de crise é importante que os estacionamentos comecem a rever sua comunicação, buscando pensar “um pouco fora da caixa”.
Até mesmo por conta desse setor ser mais tradicional, é importante desmistificar a ideia de que o trabalho de marketing para estacionamentos será complexo e difícil demais para ser implantado, muito pelo contrário. Independente do tamanho do seu negócio, você pode estudar e encontrar a melhor estratégia comunicacional, sem grandes custos de orçamentos iniciais. Pequenos passos são importantes e nós vamos te mostrar isso!
Abordaremos aqui questões que estudadas e executadas atentamente, vão abrir seus horizontes, revelando quais as atividades e ações serão mais eficientes diante da realidade do seu estacionamento. Vamos lá?
1- Defina o objetivo final da sua estratégia de marketing.
Esse é o mais simples e óbvio dos passos, pois, ao iniciar uma caminhada, é necessário que saiba para onde se está indo. Então: qual o objetivo principal da estratégia que você está prestes a traçar? Você deseja aumentar o número de clientes mensais? Conquistar novos clientes? Ou fidelizá-los, conseguindo um X números de mensalistas?
Tente quantificar e estabelecer metas.
2- Pesquise sobre o mercado e seus concorrentes.
É de extrema importância manter-se bem informado pesquisando tudo sobre o setor de estacionamento em sua região, tanto questões econômicas quanto novidades de equipamentos e ferramentas, para que você busque sempre elevar a qualidade de seus serviços, oferecendo o melhor ao seu cliente. Também deve ser priorizado um levantamento com relação aos seus principais concorrentes, buscando saber quais serviços diferenciais e adicionais eles estão oferecendo, quanto estão cobrando, como estão divulgando, etc. Tudo para que você consiga nivelar seus serviços e não ficar para trás.
3- Posicione-se!
Uma forma de agregar valor ao seu serviço é trabalhar a identidade do seu estacionamento, definindo a posição que seu negócio quer representar. Por exemplo: você quer que seu estacionamento seja lembrado como o mais seguro da região? O mais confiável? Ou o mais barato? Defina um posicionamento conciso e trabalhe a partir daí a comunicação do seu negócio, não apenas externamente, como também de forma interna, para que todos os funcionários estejam unidos na mesma cultura e missão, e também passem a levantar essa bandeira.
4- Conheça seu público.
Para que você consiga traçar a melhor estratégia de marketing para estacionamento é preciso que você conheça a fundo seu público, sabendo não apenas dados demográficos (como sexo e idade), mas também seus gostos, hábitos e interesses. Uma vez que você consiga traçar um perfil fiel dos seus clientes, você vai saber qual é a melhor e mais eficiente maneira de falar com eles. Quais as redes sociais preferidas do seu cliente? Quais lojas/bares/restaurantes eles mais frequentam? Pois é lá que você tem que divulgar!
Mas calma, descobrir essas questões é mais fácil do que se imagina. Com pesquisas de perfil de cliente por exemplo, você consegue colher algumas informações que te permitirá conhecer melhor esses clientes e definir as estratégias e canais a serem usados. Para incentivá-los e aumentar o número de respostas você pode oferecer alguns benefícios e brindes a eles.
5- Analise os melhores canais.
Tendo já estudado e pesquisado a concorrência e o mercado, assim como definido o posicionamento do seu estacionamento e conhecido a fundo o perfil dos seus clientes, você está pronto para analisar os melhores canais e as melhores formas de comunicar e divulgar seu serviço.
Estude preços e as melhores formas de levar o nome do seu estacionamento, e para isso não é necessário grandes custos. Veja que unido a velha e boa mídia tradicional de banners e panfletos, você pode gerenciar redes sociais, enviar e-mails e sms com promoções, oferecer descontos a quem fazer check-in pelas redes sociais em seu estabelecimento. Enfim, faça um acompanhamento e analise qual o canal te dá mais retorno e invista em maiores ações através dele.
6- Analise seus resultados.
É importante que você crie o hábito de analisar seus resultados em um determinado período de tempo, a fim de definir quais estratégias estão dando retorno e quais devem ser avaliadas. Mas tenha critérios e saiba aguardar um tempo antes de esperar grandes resultados. Afinal o trabalho de comunicação, principalmente o marketing para estacionamentos, é algo que deve ser diário e gradual, que necessita de muito esforço e perseverança para dar frutos.
Como podem ver são 6 dicas práticas que bem realizadas vão contribuir para divulgar e melhorar a qualidade de serviços do seu estacionamento.
Continuem de olho em nosso Blog para mais dicas e artigos como este.
Boa sorte e bom trabalho!