Vez por outra, ouvimos os noticiários falando sobre fraude no estacionamento. Um exemplo disso, aconteceu no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Nessa ocasião, de acordo com um artigo da Folha de São Paulo, a ausência de um sistema de controle nesse terminal aéreo, facilitou a adulteração de tickets e a cobrança indevida de valores.
Sendo assim, é essencial que os empreendedores do setor de estacionamento se protejam contra esquemas fraudulentos. Mas como obter essa segurança? Neste artigo, separamos sugestões para ajudar você nessa tarefa. Acompanhe!
Conheça 4 maneiras de evitar a fraude no estacionamento
Infelizmente, a fraude não atinge apenas o setor de estacionamento. Segundo um artigo da revista Exame, 74% das organizações brasileiras enfrentam o “fantasma” das ações escusas. A seguir, separamos algumas dicas valiosas para espantar esse mal da sua empresa.
1. Evite a fraude no estacionamento com a modernização de processos
Embora não resolva totalmente o problema, a tecnologia é uma arma contra a fraude. Afinal, quanto maior for o número de processos manuais realizados por funcionários, maior as chances de irregularidades, o que facilita a ocorrência de erros e adulterações.
Automatizando os processos do estacionamento através de um sistema de gestão será possível emitir relatórios de auditoria que permitem analisar todas as operações realizadas ao longo do dia ou de determinado período.
Citando novamente o caso de fraude no Galeão, a Folha de São Paulo mostrou que a Delegacia do aeroporto (Dairj) apontou os processos manuais como os principais facilitadores das fraudes no estacionamento. Então, fica clara a importância da modernização do negócio.
2. Configure os perfis de acesso
Além de evitar os processos manuais no seu estacionamento, é essencial a configuração dos perfis de acesso. Dessa forma, haverá a criação de permissões para os funcionários acessarem os dados, determinando o que cada usuário pode fazer no sistema.
Mediante isso, apenas pessoas autorizadas e identificadas conseguirão manipular as informações.
3. Implante a automatização dos benefícios
Com certeza, a gestão de benefícios no estacionamento deve incluir a concessão de descontos, isenções e ofertas personalizadas. Sendo assim, para oferecer o benefício certo, o sistema precisa receber uma série de dados para montar o perfil de cada cliente.
Em vista disso, por meio de um sistema, cada vez que um usuário usa os serviços do estacionamento, são geradas informações confiáveis para a personalização de benefícios.
Dessa forma, não haverá fraudes relacionadas com esse processo, como por exemplo, um funcionário conceder um benefício indevido a um cliente com o objetivo de usá-lo de forma pessoal.
4. Centralize as informações em um único local
Na luta contra a fraude é muito importante a contratação de um software que faça toda a gestão do estacionamento, onde as informações se cruzem e conversem entre si. Portanto, haverá um controle eficiente de:
- emissão de notas fiscais;
- entrada e saída de veículos,
- ocupação do pátio;
- gráficos e relatórios financeiros;
- pagamentos de mensalistas;
- atualização de dados cadastrais.
Assim, com o sistema automatizado, todas as operações serão registradas evitando possíveis ações fraudulentas.
Sem dúvidas, evitar ao máximo a manipulação dos dados e os erros operacionais são os pontos mais importantes para impedir as fraudes. Dessa forma é possível minimizar as chances de irregularidades no seu estacionamento.
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