Gerenciar os custos de um estacionamento de maneira assertiva é fundamental para o sucesso do seu negócio. Confira nossas dicas!
O número de veículos nas ruas tem aumentado nos últimos anos e investir no ramo de estacionamento pode ser uma escolha mais que acertada. Entretanto, para que o negócio flua bem, é necessário saber como gerenciar os custos de um estacionamento. Afinal, esta é a única maneira de obter bons lucros e manter o negócio saudável.
Pensando no melhor cenário possível, separamos algumas dicas básicas de como gerenciar um estacionamento de maneira tranquila e com saldos sempre positivos. Acompanhe!
1. Conheça os custos de um estacionamento
Entender como o seu negócio funciona é um passo fundamental para que ele atinja o sucesso esperado. Para isso, saber quais são os custos fixos do negócio é um dos passos mais importantes para que ocorra uma boa gestão. Assim, liste todas as despesas recorrentes, com seus valores respectivos.
Devem entrar na lista, despesas com funcionários, segurança, contas de energia, aluguel, dentre outras. Esse passo permite que o gestor enxergue para onde o dinheiro está indo, quais despesas podem ser diminuídas e quais são prioritárias para o negócio andar bem. Ter a clareza sobre os custos relevantes do negócio é algo indispensável.
2. Identifique suas fontes de receitas
Existem os clientes mensalistas, os que optam por deixar o carro por algumas horas, os convênios com empresas que oferecem desconto no seu estacionamento, os produtos e serviços que foram agregados ao seu negócio – como a venda de guloseimas ou a limpeza dos carros. Tudo isso gera uma receita para o seu estacionamento. Mas você sabe o que realmente faz a diferença no balanço financeiro do seu negócio?
Quando você oferece apenas um tipo de serviço, o seu negócio pode ser mais focado e fácil de gerir. Além disso, o público também pode ser melhor trabalhado. Entretanto, muitas vezes, o gestor identifica oportunidades no negócio que podem aumentar os lucros e diminuir os custos de um estacionamento. São serviços que operacionalmente precisam ser pensados, mas que muitas vezes rendem dinheiro para o negócio.
Sendo assim, conheça sua clientela a fundo, identifique suas reais necessidades e não tenha medo de oferecer serviços que podem aumentar suas opções de fontes de receitas. Faça tudo isso, claro, com um bom planejamento e extraia o melhor do seu negócio.
3. Use a tecnologia também na gestão do negócio
Muitos estacionamentos já utilizam a tecnologia para facilitar o dia a dia de seus clientes, como as cancelas automáticas e as câmeras de monitoramento. Claro que esses serviços são diferenciais que devem ser levados em conta na hora de estruturar o seu negócio, mas você já pensou que a tecnologia também pode te ajudar a gerenciar os custos de um estacionamento?
Atualmente, o mercado oferece opções tecnológicas para gestão financeira e uma delas, específica para o universo de estacionamentos, é o Mcpark. Este software ajuda no monitoramento do negócio, nas questões burocráticas e também no controle financeiro, gerando relatórios que ajudam a acompanhar os pagamentos dos clientes e otimizar o seu fluxo de caixa, por exemplo. Uma facilidade que otimiza a rotina do negócio e amplia o controle sobre as contas – dois passos fundamentais para um bom gerenciamento de um estacionamento.
Gostou das nossas dicas e quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro das tendências desse mercado!
E se quiser saber como o Mcpark pode te ajudar a gerenciar os custos do seu estacionamento fale com um de nossos consultores: