Controlar o pagamento dos clientes no estacionamento é uma medida fundamental para evitar ao máximo as inadimplências recorrentes e diárias e manter o fluxo de caixa em dia. É algo extremamente necessário para a saúde e longevidade da empresa e uma forma de tornar os rendimentos ainda melhores. Vamos ver como isso pode ser feito de maneira eficiente.
Os mensalistas
Os mensalistas são alguns dos clientes mais importantes de um estacionamento. São eles que trazem uma receita segura e recorrente. Por isso, é preciso prestar bastante atenção no controle do seu pagamento. Como em qualquer aspecto do gerenciamento dos estacionamentos é preciso estar sempre 100% organizado. Neste caso, é preciso saber as datas das cobranças dos mensalistas, a maneira em que eles irão efetuar o pagamento e se existe algum atraso. No caso de demora no pagamento, o objetivo nunca é antagonizar o cliente, mas é preciso que a cobrança seja feita de maneira efetiva. Estabelecer uma forma inteligente de envio de lembretes, de preferência de maneira automatizada, significa ter um controle muito maior das datas de vencimento e evitar mensalistas inadimplentes. Além disso, é sempre melhor ter os pagamentos feitos da maneira mais rápida possível para que o dinheiro possa estar no caixa ainda mais cedo. Portanto, estimular mensalistas a fazerem pagamentos antecipados, pode ser uma forma de controle ainda mais fácil.
Os clientes avulsos
Além dos mensalistas, que compõem grande parte do seu negócio, existem também os clientes avulsos, que usam seu estacionamento de maneira mais esporádica. Apesar de serem tão importantes como os mensalistas, seu gerenciamento pode ser mais trabalhoso, por envolver um número muito grande de ações em um único dia. O primeiro passo para ter um controle de pagamento efetivo é registrando todos os clientes que usam o estacionamento e o tempo de permanência. Assim, é possível verificar se houve alguma discrepância entre o número de usuários e o dinheiro recebido. Isso é muito útil para descobrir algum problema recorrente na cobrança local. Sistemas de gerenciamento facilitam muito esse trabalho (conheça o Mcpark). Toda transação é guardada automaticamente e é possível assim verificar de maneira bem mais fácil se os números conferem ao final do dia, do mês ou mesmo do ano.
A emissão de notas fiscais
Um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio é fazer a emissão de notas fiscais. Além de ser uma forma de manter o controle financeiro e ajudar a verificar os números de usuários diários, é uma obrigação legal que muitas vezes não tem a devida atenção por parte dos estacionamentos. Mais uma vez, o sistema de gerenciamento automático aparece como uma ótima opção. Os bons sistemas são capazes de gerar notas fiscais automaticamente, facilitando muito o acerto de contas do caixa ao final de cada período.   O modelo básico para o controle de pagamentos dos clientes de um estacionamento parte da organização dos mensalistas e do controle rígido de cada transação feita durante todos os dias. Felizmente, existe uma solução que cobre todos esses problemas de maneira muito fácil e efetiva: o sistema de gerenciamento de estacionamentos. Então, confira a página do nosso produto e veja como ele funciona.😉
Facebook
Twitter
LinkedIn

Obtenha dicas de gestão de estacionamentos

Receba dicas de mobilidade e gestão de estacionamentos