A todo instante nós ouvimos, lemos ou assistimos notícias que falam sobre mudanças climáticas, aquecimento global, desmatamento de florestas e poluição de rios. Com certeza, ficamos preocupados, pois entendemos que essas degradações influenciam nossa qualidade de vida. Será que o mercado de estacionamentos pode contribuir para um planeta mais saudável? Sim, por meio de um estacionamento sustentável.

Mas o que é sustentabilidade? Como implantá-la no estacionamento? Quais são os benefícios desse conceito? Leia os próximos tópicos e descubra!

O que é sustentabilidade?

No livro “Our Common Future”, a ex-primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, definiu, em outras palavras, a sustentabilidade como o suprimento das necessidades presentes sem impactar a habilidade das futuras gerações de suprirem as próprias necessidades.

Esse conceito é o oposto do comportamento da atual sociedade consumista. Uma vez que, o mundo dos negócios prega que podemos extrair o máximo dos recursos do planeta para satisfazer todos os nossos desejos. Sem levar em conta os efeitos disso sobre a natureza e, consequentemente, em nossas próprias vidas.

O ciclo mortífero do atual modelo de consumo é: a extração, produção, venda, utilização e o descarte – tudo feito de forma agressiva ao meio ambiente. Por outro lado, a sustentabilidade segue o mesmo padrão, mas com práticas que reduzem ao máximo os impactos negativos na natureza.

Como criar um estacionamento sustentável?

Por meio de algumas mudanças, o estacionamento pode contribuir para a sustentabilidade. Além de ajudar na preservação dos recursos do planeta, uma empresa “verde” consegue reduzir custos de operação, melhorar a imagem perante o mercado em que atua e disseminar a consciência ambiental no seu público-alvo. Mas que ações sustentáveis implantar? Vejamos.

Redução do papel

Vários processos no estacionamento exigem a utilização do papel. Por exemplo, a emissão dos tickets para pagamentos de clientes, bem como as impressões de documentos das áreas internas. Uma das formas de reduzir esse consumo de papel é digitalizando as informações. Dessa forma, em vez de um arquivo físico, o estacionamento terá um virtual.

Quanto a emissão dos tickets, um software de gestão pode enviá-los diretamente para o celular do cliente que fará o pagamento por meio de um aplicativo. Uma alternativa seria a adoção do papel ecológico que é reciclável e, quando descartado, não causa danos ao meio ambiente.

Energia solar

A implantação de um sistema de geração de energia solar ajuda na redução da conta de energia do estacionamento e na sustentabilidade. Atualmente, os impostos sobre esse tipo produção são inferiores aos cobrados nas contas de energia elétrica. Além disso, a geração de energia solar é limpa, ou seja, não polui o meio ambiente como acontece na produção elétrica das termoelétricas e hidroelétricas.

Em média, o retorno sobre o investimento ou payback ocorre nos primeiros 6 anos. Já a vida útil do sistema é de, em média, 25 anos. Sem dúvidas, o investimento nesse tipo de energia vale muito a pena.

Campanhas verdes

Outra maneira de criar um estacionamento sustentável é realizar campanhas de conscientização. Por exemplo, no dia mundial do meio ambiente (5 de junho), a empresa pode distribuir panfletos que falem sobre ações sustentáveis, como o uso corretos das lixeiras seletivas – caso haja no estacionamento. Além disso, é possível fazer promoções para clientes que utilizam carros elétricos.

Enfim, cuidar do meio ambiente é assegurar o nosso futuro. Afinal, o planeta é o nosso lar e será também o de filhos e netos. Sendo assim, o estacionamento sustentável demostra que é possível lucrar sem prejudicar a natureza.

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