O mundo dos negócios é bem competitivo. Para sobreviver nele, as empresas precisam aprimorar serviços e apresentar soluções que atendam tanto as exigências do mercado quanto as dos consumidores. Como o estacionamento pode atingir esse nível de eficiência? Uma das maneiras é por implantar o compliance .
Neste artigo, explicaremos a definição desse conceito. Além disso, mostraremos como aplicá-lo e os benefícios dele para o estacionamento. Acompanhe os próximos tópicos!
O que é compliance?
Podemos dizer que o compliance é um programa corporativo que envolve a elaboração de um conjunto de regras a serem seguidas por toda a empresa. Com isso, cumpre-se as obrigações fiscais, trabalhistas, ambientais, regulatórias etc. Sendo assim, o negócio “anda nos trilhos”, ou seja, em conformidade com leis e regulamentos internos e externos.
Em virtude da sua importância, alguns estacionamentos implantam o compliance com o objetivo de atingirem a excelência nos serviços que prestam. Dessa forma, esse conceito serve como um guia de boas práticas que não só aponta a maneira certa de agir como também serve de parâmetro para mensurar a qualidade das demandas internas.
Como funciona a implantação desse conceito?
Os pilares do programa de compliance ajudam o estacionamento a inserir esse importante conceito na cultura interna. As bases que sustentam o compliance são:
- a identificação de riscos enfrentados pela empresa;
- o desenvolvimento e a implementação de mecanismos que protejam a organização dos riscos identificados;
- o monitoramento da gestão dos riscos;
- a elaboração de relatórios sobre a efetividade das práticas de controle dos riscos;
- a resolução de problemas;
- a orientação das áreas internas sobre as normas e regras do compliance.
Embora esses pilares sejam parte fundamental do compliance e, portanto, devem ser seguidos por todo tipo de empresa, o desenvolvimento e o modo como será aplicado precisa se adequar:
- ao perfil e a diversidade de operação do estacionamento;
- a complexidade, escala, valor e volume dos negócios.
Na prática, como estabelecê-lo no estacionamento?
Para entendermos bem como aplicar o compliance no estacionamento, daremos um exemplo hipotético. Digamos que um dos objetivos seja melhorar o atendimento ao cliente. Pensando nisso, os gestores podem chegar ao seguinte panorama:
- risco: queda na satisfação do cliente;
- estratégica: oferecer serviços que atendam às necessidades dos clientes;
- monitoramento: realizar pesquisas regulares de satisfação e sugestão do cliente;
- relatórios: quais boas práticas foram implantadas no atendimento ao cliente no último mês e quais problemas foram identificados;
- resolução: aprimorar serviços aprovados pelos clientes e mitigar os problemas apresentados;
- orientação: desenvolver um programa de treinamento para instruir a equipe interna sobre as práticas que devem ser seguidas e as que precisam ser eliminadas.
Sem dúvidas, o compliance ajuda o estacionamento a progredir no mercado em que atua. Além disso, potencializa a atração e a fidelização dos clientes. Porém, uma das grandes vantagens é a construção de uma base sustentadores de boas práticas que serão inseridas na cultura do negócio. O resultado será um time focado em hábitos de excelência.
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