Em um artigo do site da Associação Nacional dos Detrans (AND) foi apresentada uma pesquisa feita pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Esse estudo apontou um dado surpreendente: no Brasil, a média de carro por habitante é de 1 para 4. Sendo assim, o nosso país tem mais de 45 milhões de automóveis – um número que anima o mercado de estacionamentos.

Em vista disso, essa área comercial tenta acompanhar a elevação da necessidade de vagas por desenvolver soluções que tornem os estacionamentos mais práticos e funcionais para os usuários. Desse modo, para entender melhor essa realidade atual, neste artigo, construiremos um panorama sobre o mercado de estacionamentos. Acompanhe!

Mobilidade urbana

Como a mobilidade urbana afeta o crescimento da área de estacionamentos?

O termo “mobilidade urbana” é frequentemente citado nos portais de notícias do Brasil. Recentemente, o desenvolvimento dos aplicativos que visam a locação e o compartilhamento de carros favoreceu a migração de pessoas que antes usavam o transporte público para a utilização de carros particulares.

Sendo assim, o automóvel continua sendo uma “coluna” importante na mobilidade urbana nacional. Diante disso, o mercado de estacionamentos surge como alternativa para as escassas vagas encontradas nas grandes cidades. Além disso, esse setor tornou-se vital para a geração de empregos e a movimentação da economia de muitas cidades.

Mercado de estacionamento

Contudo, o que se nota também é o amadurecimento do mercado de estacionamento. Em vez de apenas cobrar pela utilização das vagas, as empresas desse setor investem em tecnologias que facilitam a gestão do estacionamento e o conforto dos clientes. Proporcionando assim, uma boa experiência para esse público.

Tecnologias

Quais tecnologias estão otimizando o mercado de estacionamentos?

Os estacionamentos inteligentes contam com tecnologias que auxiliam na gestão do acesso, da lotação dos espaços, da circulação interna e no aumento da segurança dos veículos. Entre essas ferramentas, podemos citar os leitores de identificação por radiofrequência (RFID). Eles funcionam por meio da comunicação da cancela com uma etiqueta fixada no carro.

Assim que o veículo se aproxima da cancela, o sistema RFDI lê os dados armazenados na etiqueta e autoriza ou não o acesso. Quando a entrada é permitida, automaticamente é feito um registro da utilização do estacionamento para gerar o valor a ser cobrado.

Outra tecnologia que está se tornando muito popular são as câmeras inteligentes. Algumas têm funcionalidades que permitem a identificação da face, de objetos e de voz. Com a implantação do reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e de placas de licença (LPR), consegue-se ler placas de veículos.

Além disso, as câmeras identificam atitudes suspeitas como o excesso de velocidade ou o tráfego na contramão, em seguida, emitem um alerta para as equipes de segurança. Para facilitar a gestão, existe um software que emite automaticamente a nota fiscal eletrônica e permite o acompanhamento em tempo real do estacionamento.

Um dos seus recursos apresenta gráficos e relatórios financeiros, atualização do cadastro e o registro do pagamento dos mensalistas. Sem dúvida, uma ferramenta eficaz que oferece segurança para os gestores dos estacionamentos. E isso você confere no Mcpark!

O futuro

O que virá pela frente? Podemos ter certeza de que a tecnologia continuará a desenvolver ferramentas que otimizem os estacionamentos. Quem ganhará com isso são os clientes que terão espaços cada vez mais automatizados e funcionais.

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