O estacionamento do futuro será repleto de tecnologias voltadas para a melhoria da experiência do cliente. Com certeza, todos já esperavam por isso. Afinal, não é de hoje que a “onda” da transformação digital vem varrendo vários setores empresariais por apresentar ferramentas inovadoras que remodelam serviços. Bem, chegou a hora do mercado de estacionamentos. Mas o que veremos para os próximos anos?

Neste artigo, “abriremos as cortinas” da posteridade. Para isso, apontaremos várias mudanças embasadas em inovações. Acompanhe os próximos tópicos!

O que esperar do estacionamento do futuro?

Será o fim do modelo de estacionamento que conhecemos? Segundo disse Andy Cohen (CEO da empresa Gensler) em um artigo do site da Forbes, a resposta é sim! Em outras palavras, ele falou estar convencido de que as estruturas atuais dos estacionamentos desaparecerão. Longe de serem palavras “apocalípticas”, essas mudanças serão muito benéficas. Vejamos algumas delas.

Carros voadores exigirão um novo formato nos estacionamentos

Alguns protótipos de carros aéreos estão sendo testados por empresas automobilísticas. Sendo assim, as instalações dos estacionamentos precisarão ser flexíveis para atender tanto os veículos voadores como os terrestres.

Para tanto, as vagas confinadas em andares de prédios que possuem inúmeras colunas de sustentação e caminhos internos cheios de curvas fechadas, tendem a cair em desuso. Ao contrário disso, os locais abertos que podem ser subterrâneos ou no nível das ruas, são os que prometem ser o padrão futuro.

Veículos autônomos precisarão de uma boa conectividade

Um artigo do site da Delloite comentou que até 2040, mais da metade dos quilômetros percorridos nos Estados Unidos será realizado por veículos autônomos. Sem dúvidas, essa tendência também chegará no Brasil. Mas como isso afetará os estacionamentos?

Como esses carros tendem a ser produzidos com base na internet das coisas (IoT) e na inteligência artificial, o estacionamento precisará de um eficiente sistema que se conecte com os veículos. Dessa forma, o condutor virtual saberá onde estão as vagas disponíveis, fará a reserva online e finalizará o pagamento – tudo por transações digitais.

Serviços personalizados atrairão mais clientes

Visando proporcionar a melhor experiência para o cliente, o estacionamento do futuro oferecerá ainda mais serviços personalizados. Por exemplo, as estações de carregamento para veículos elétricos próximas às vagas, que serão um diferencial quando esse tipo de automóvel “dominar” as ruas urbanas.

Além disso, o aumento do número de manobristas robôs, deixará os usuários despreocupados com manobras, tempo para acessar uma vaga e o encaixe do carro dentro do espaço delimitado. Devido à mudança no formato dos estacionamentos, a utilização de elevadores crescerá. Sendo assim, ficará mais fácil alocar os veículos em estruturas criadas para guardá-los, economizando espaço.

Estacionamento do futuro será versátil

A consciência ambiental que impulsiona o desenvolvimento dos carros elétricos, fomenta também a produção das bicicletas e dos patinetes. Com respeito às bicicletas elétricas, um estudo publicado pela ReseachGate mostrou que esse mercado movimentará 24.3 bilhões de dólares no mundo até 2025.

Em vista disso, haverá a necessidade de vagas para esses tipos de transportes nos estacionamentos. Com certeza, isso exigirá remodelações nas estruturas, nos preços, no gerenciamento e nos benefícios oferecidos.

Para alguns, o futuro assusta. Porém, os que se preparam para os dias à frente, o sentimento é de expectativa. Sendo assim, mantenha o seu estacionamento inovador. Dessa forma, o sucesso do seu negócio estará garantido nos anos da posteridade.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como será o estacionamento do futuro? Deixe que outros saibam também. Compartilhe esse conteúdo com os seus contatos nas redes sociais!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Obtenha dicas de gestão de estacionamentos

Receba dicas de mobilidade e gestão de estacionamentos