Todo empresário deseja tomar as decisões certas e garantir o sucesso do seu negócio. No entanto, a falha humana está presente em todas as esferas empresariais, por isso, errar é algo comum. Porém, é possível evitar desacertos por identificá-los e tomar medidas preventivas. Para “clarear as pedras” escondidas no caminho, decidimos apontar alguns erros capitais nos estacionamentos.

Esperamos que esse artigo ajude os empresários do ramo de estacionamentos a alcançarem o sucesso sem deslizar em falhas evitáveis. Acompanhe!

Quais são os 5 erros capitais nos estacionamentos?

No livro “10 mandamentos para o insucesso dos negócios”, do autor Donald R. keough, é explicado, em outras palavras, que o fracasso de um empreendimento costuma ser sustentado por erros comuns cometidos por muitas empresas. A seguir, veremos alguns erros capitais nos estacionamentos.

1. Satisfação do cliente

Com certeza, é importante lembrar de conquistar o cliente, em vez de apenas fornecer uma vaga para estacionar o carro. Para isso, não é preciso investir caro em publicidade e estratégias complexas. Pelo contrário, a educação e a simpatia dos funcionários são essenciais para deixar os clientes felizes – e não custa nada em sentido financeiro.

Por outro lado, quando os usuários são tratados com desrespeito e indiferença, é muito fácil migrarem para outro estacionamento. O resultado disso, é a queda no faturamento e na reputação do negócio. Afinal, é comum um cliente insatisfeito espalhar para outros a má impressão que teve da empresa.

2. Política de vantagens

Certamente, algo que fortalece a relação com os consumidores são os descontos obtidos por meio da fidelização. Sendo assim, quanto mais usar o estacionamento, maior será o abatimento no ticket de pagamento. Se desejar, o empresário pode disponibilizar outros benefícios de acordo com o perfil dos clientes. Por exemplo, um desconto em datas especiais.

Sem dúvidas, é impressionante como esses pequenos “mimos” fazem uma enorme diferença. Na verdade, é um dos grandes erros capitais nos estacionamentos não os conceder, pois fomentam o engajamento, a fidelização e o encantamento dos clientes pelo estacionamento.

3. Segurança

Muitos donos de carros não dispensam a contratação de um seguro automotivo. Porém, os gestores de estacionamentos não podem confiar nesse recurso. Afinal, de acordo com o artigo 25 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a empresa responde legalmente pela reparação de furtos ou danos ao veículo enquanto permanece no estacionamento.

Sendo assim, quando não há investimentos em segurança, o negócio corre o risco de ser acionado judicialmente, arcar com sanções financeiras e perder a confiabilidade dos usuários. Diante desse cenário, a sobrevivência da empresa fica em “xeque”.

4. Tecnologia

As ferramentas virtuais automatizam e otimizam serviços. Desse modo, a falta delas gera a ineficiência das demandas dos estacionamentos resultando em grandes prejuízos – um dos maiores erros capitais nos estacionamentos. Por outro lado, um bom software de gestão para estacionamentos, assim como o MCPark, confere muitas vantagens, como:

  • segurança;
  • cadastro e controle de mensalistas;
  • controle do fluxo de caixa;
  • gráficos e relatórios financeiros etc.

Com todas essas funcionalidades, o negócio atinge a excelência nos serviços internos e externos. Diante disso, a consequência dessa prática é a expansão do negócio e a elevação da satisfação dos clientes.

5. Manutenção do local

Pense nisso,“A primeira impressão é a que fica”. Com certeza, essas palavras se aplicam aos erros capitais no estacionamento. Mas, imagine como um cliente reagiria ao observar que o ambiente interno está mal sinalizado, com o piso irregular, pouquíssima iluminação, além de ferrugens e rachaduras nas estruturas.

Com certeza, essa falta de manutenção causaria péssima sensação ao usuário. Em vez disso, uma reparação regular e a limpeza do ambiente, confere dignidade ao estacionamento. Além do mais, atrai a atenção e a retenção dos clientes.

Enfim, é muito melhor não cometer erros, concorda? Na verdade, se o gestor sempre se preocupar com a experiência dos clientes, dificilmente terá falhas que impactem negativamente no negócio.

Gostou do nosso artigo? Entendeu os 5 erros capitais nos estacionamentos? Então, compartilhe esse conteúdo valioso com os seus contatos nas redes sociais, no topo desse artigo!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Obtenha dicas de gestão de estacionamentos

Receba dicas de mobilidade e gestão de estacionamentos