Todo empresário deseja tomar as decisões certas e garantir o sucesso do seu negócio. No entanto, a falha humana está presente em todas as esferas empresariais, por isso, errar é algo comum. Porém, é possível evitar desacertos por identificá-los e tomar medidas preventivas. Para “clarear as pedras” escondidas no caminho, decidimos apontar alguns erros capitais nos estacionamentos.
Esperamos que esse artigo ajude os empresários do ramo de estacionamentos a alcançarem o sucesso sem deslizar em falhas evitáveis. Acompanhe!
Quais são os 5 erros capitais nos estacionamentos?
No livro “10 mandamentos para o insucesso dos negócios”, do autor Donald R. keough, é explicado, em outras palavras, que o fracasso de um empreendimento costuma ser sustentado por erros comuns cometidos por muitas empresas. A seguir, veremos alguns erros capitais nos estacionamentos.
1. Satisfação do cliente
Com certeza, é importante lembrar de conquistar o cliente, em vez de apenas fornecer uma vaga para estacionar o carro. Para isso, não é preciso investir caro em publicidade e estratégias complexas. Pelo contrário, a educação e a simpatia dos funcionários são essenciais para deixar os clientes felizes – e não custa nada em sentido financeiro.
Por outro lado, quando os usuários são tratados com desrespeito e indiferença, é muito fácil migrarem para outro estacionamento. O resultado disso, é a queda no faturamento e na reputação do negócio. Afinal, é comum um cliente insatisfeito espalhar para outros a má impressão que teve da empresa.
2. Política de vantagens
Certamente, algo que fortalece a relação com os consumidores são os descontos obtidos por meio da fidelização. Sendo assim, quanto mais usar o estacionamento, maior será o abatimento no ticket de pagamento. Se desejar, o empresário pode disponibilizar outros benefícios de acordo com o perfil dos clientes. Por exemplo, um desconto em datas especiais.
Sem dúvidas, é impressionante como esses pequenos “mimos” fazem uma enorme diferença. Na verdade, é um dos grandes erros capitais nos estacionamentos não os conceder, pois fomentam o engajamento, a fidelização e o encantamento dos clientes pelo estacionamento.
3. Segurança
Muitos donos de carros não dispensam a contratação de um seguro automotivo. Porém, os gestores de estacionamentos não podem confiar nesse recurso. Afinal, de acordo com o artigo 25 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a empresa responde legalmente pela reparação de furtos ou danos ao veículo enquanto permanece no estacionamento.
Sendo assim, quando não há investimentos em segurança, o negócio corre o risco de ser acionado judicialmente, arcar com sanções financeiras e perder a confiabilidade dos usuários. Diante desse cenário, a sobrevivência da empresa fica em “xeque”.
4. Tecnologia
As ferramentas virtuais automatizam e otimizam serviços. Desse modo, a falta delas gera a ineficiência das demandas dos estacionamentos resultando em grandes prejuízos – um dos maiores erros capitais nos estacionamentos. Por outro lado, um bom software de gestão para estacionamentos, assim como o MCPark, confere muitas vantagens, como:
- segurança;
- cadastro e controle de mensalistas;
- controle do fluxo de caixa;
- gráficos e relatórios financeiros etc.
Com todas essas funcionalidades, o negócio atinge a excelência nos serviços internos e externos. Diante disso, a consequência dessa prática é a expansão do negócio e a elevação da satisfação dos clientes.
5. Manutenção do local
Pense nisso,“A primeira impressão é a que fica”. Com certeza, essas palavras se aplicam aos erros capitais no estacionamento. Mas, imagine como um cliente reagiria ao observar que o ambiente interno está mal sinalizado, com o piso irregular, pouquíssima iluminação, além de ferrugens e rachaduras nas estruturas.
Com certeza, essa falta de manutenção causaria péssima sensação ao usuário. Em vez disso, uma reparação regular e a limpeza do ambiente, confere dignidade ao estacionamento. Além do mais, atrai a atenção e a retenção dos clientes.
Enfim, é muito melhor não cometer erros, concorda? Na verdade, se o gestor sempre se preocupar com a experiência dos clientes, dificilmente terá falhas que impactem negativamente no negócio.
Gostou do nosso artigo? Entendeu os 5 erros capitais nos estacionamentos? Então, compartilhe esse conteúdo valioso com os seus contatos nas redes sociais, no topo desse artigo!