Os estacionamentos surgem como uma ótima opção para os brasileiros que têm o sonho de empreender. Esse tipo de negócio, se bem planejado, pode oferecer mais que vagas para veículos: há a possibilidade de incluir outros serviços no local. Contudo, é preciso entender como montar um estacionamento e extrair ao máximo o que o ramo tem a oferecer.
Com o olho na legislação, expertise e vontade de empreender é possível ter o retorno sobre o investimento em pouco tempo. Para isso, previamente, é importante entender todas as características que te ajudarão como montar um estacionamento de primeira linha. E, nesse artigo, trazemos 6 dicas que vão te ajudar nesse início.
1. Analise a localização do empreendimento
O primeiro passo é conhecer a localização onde será instalado o estacionamento. Alguns critérios precisam ser analisados para que você possa oferecer o melhor serviço na região que atua. E essas características abarcam:
– Estabelecimentos comerciais próximos (supermercados, shoppings e lojas) contribuem tanto com quem frequenta os locais como para os funcionários desses negócios;
– Instituições de ensino (principalmente se for uma faculdade) e de saúde (como hospitais e postos) nas redondezas, também são ótimas localizações;
– Outros lugares que tenham fluxo constante de veículos, como vias movimentadas com estacionamento na rua regulado pela Prefeitura, contribuem para achar o local ideal para a sua empresa.
2. Infraestrutura
Dispor de uma boa infraestrutura é requisito básico para quem busca saber como montar um estacionamento. Dessa forma você precisa de vagas cobertas, banheiros para o atendimento ao público e definir o calçamento – asfalto, cascalho, cimento, pedregulhos, entre outros.
Portões elétricos (caso ofereça o pernoite), iluminação, móveis para a guarita em que ficarão os colaboradores e relógios-datadores, também são alguns itens que devem fazer parte do seu negócio. A infraestrutura, além de uma boa apresentação do estacionamento, também traz segurança ao cliente. (Baixe gratuitamente o catálogo de fornecedores de equipamentos de segurança para estacionamentos).
3. Aluguéis
É indispensável conhecer – e, se necessário, negociar – o valor do aluguel do local para que ele não fique oneroso e comprometa sua renda. Ao fazer o plano de ações do negócio (o SEBRAE te ajuda nessa tarefa) é possível entender qual porcentagem dos ganhos serão destinados ao pagamento de aluguéis. Caso ele seja superior a 30% é preciso achar outras oportunidades.
4. Visibilidade dos serviços
Para que as pessoas possam conhecer seu estacionamento sem precisar parar o veículo é preciso que os serviços sejam visíveis nas duas vias (caso seja mão dupla), com os preços em destaque – principalmente no início em que pessoas da região não estarão familiarizadas com o negócio. Placas e painéis eletrônicos dispostos a cerca de dois metros do chão ajudam nesse sentido.
5. Contrate profissionais qualificados
Um erro comum nos estacionamentos é contratação de mão de obra não qualificada. Além de garantir a segurança e fazer a gestão de pagamentos dos clientes, os colaboradores do local precisam saber manobrar os carros caso necessário, além de conhecerem as características que o seu serviço dispõe, impedindo contratempos no estabelecimento. Veja aqui nesse artigo 10 dicas para contratar um profissional competente e confiável para seu estacionamento.
6. Outras características
Não há como montar um estacionamento sem os pressupostos acima descritos. Mas, algumas outras características fazem toda a diferença. São elas:
– Serviços extras, como a lavagem dos veículos ou até mesmo uma pequena lanchonete integrada no local;
– Definição de como o estacionamento irá trabalhar: valores, horas, pernoites, identificação de clientes, plano de fidelidade, entre outros;
– Vagas específicas para portadores de necessidades especiais e idosos; (Saiba mais sobre as vagas prioritárias aqui).
– Legislação e critérios adotados, abertura da empresa e outros trâmites burocráticos que fazem parte do processo.
Algo que também seria indispensável nesse início seria um sistema de automação dos processos de controle do seu estacionamento e nisso o Mcpark pode te ajudar. Visite nosso site e fale com nossos consultores para saber mais. E sucesso em seu novo negócio!